segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Alienista

  Editora Ática
  Machado de Assis(Publicado em 1882)

             O livro conta a história de um psiquiatra chamado Simão Bocamarte onde utiliza cobaias humanas para suas pesquisas e passa a interná-las julgando-as como loucas.
            Casa Verde era o nome do hospício que Simão Bocamarte instalou em Itaguaí, nem sua esposa escapou da internação.Os exageros de Simão ocasionaram uma rebelião, tendo como líder o Barbeiro Porfírio.
            Com a intervenção militar, trancafiando os revoltos no hospício,Simão Bocamarte recupera o seu prestígio.
            Entretanto Simão Bocamarte chega a conclusão que as pessoas que ele internou era um caso a repensar e ele inverteu a situação,soltando as pessoas que ele havia internado e passando a se internar se achando o único sadio, morrendo após dezessete meses.Apesar do boato de ser o único louco de Itaguaí, recebeu honras póstumas.
           Dividido em treze capítulos o livro O Alienista é narrado em terceira pessoa.
           Na minha opinião o livro nos mostra que não devemos julgar as pessoas sem conhecê-las.Pra mim o mal não está no racional e nem no normal, mas sim no humano.
           Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de Junho de 1839 era cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romantista, crítico e ensaísta.Algumas de suas obras:Helena, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba, O Alienista,etc.Morreu em 29 de setembro de 1908 considerado um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos.

            Pamela da Silva Ribeiro
            1°B   Colégio São José
             Professor:Giovanni
         

Um comentário:

  1. Prezada Pâmela, não posso aceitar essa postagem porque você escreveu errado o nome da própria personagem principal, o que não se admite quando alguém leu todo um conto com atenção. Lamento.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.