domingo, 3 de outubro de 2010

Fernando Pessoa Poesia

Obra: Fernando Pessoa Poesia
Editora: Agir

Fernando Pessoa foi um poeta e escritor português que dedicou sua vida à criar. Em suas criações desde os 7 anos até o leito de morte criou outras vidas usando heterônimos ( nome imaginário usado por um autor para mostrar um criador com características diferentes).
Suas poesias não são tão simples de entender, parecendo confusas algumas vezes. Gostaria de comentar sobre as três poesias deste livro que me chamaram a atenção:

1. Natal (Fernando Pessoa) - páginas 33,34

Essa poesia possui 3 estrofes e 12 versos e descreve com clareza a tristeza de uma noite fria de natal no hemisfério norte. Alguém sozinho e sem esperança comenta sobre as noites de natal de uma família unida e feliz.
A palavra "branca" foi usada para descrever a neve, a palavra "aconchegante" mostra as noites de inverno e o adjetivo "profundo" mostra a força do sentimento.

2. Marinha (Fernando Pessoa) página 32

Entendendo o significado de algumas palavras que aparescem no poema de 3 versos e 12 estrofes:
improfícuo: que não dá proveito, inútil
ditoso: feliz

O profissional da marinha é um amante do mar, apesar das tristezas das despedidas nos portos e dos planos, que muitas vezes não conseguem realizar por causa de suas idas e vindas. Eles se dedicam ao trabalham e passam a maior parte de sua vida em alto mar. Se não estão no mar não se sentem felizes. O poema "Marinha" descreve a vida do profissional que se dedica as viagens pelos mares.

3. Qualquer música ( Fernando Pessoa) páginas 32,33

Na poesia aparecem algumas palavras que é preciso estudar para então entender os versos:
jota: a décima terceira letra do alfabeto
harmônio: instrumento musical da família do órgão
realejo:instrumento musical , espécie de órgão mecânico portátil.
fado: dança portuguesa
Senti que o autor queria mostrar a importância da música na vida das pessoas. Qualquer música, qualquer rítmo, sentimentos de alegria, incerteza, confusão e porque não a música fala ao coração.

Daniela B. Kallas
Segundo ano A
C.S.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.