segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

O livro conta a história de uma epidemia que começou com um homem que sem mais nem menos, quando este se encontrava parado no transito assim como todas as outras pessoas se viu cego e não sabia o que fazer.
Ele encontra um rapaz e pede pra que ele o leve até a sua casa, mas o mal carater se aproveita da situação e furta o seu carro, mas o que ele não esperava é que passado algum tempo ele tambem pegaria a cegueira.
Essa cegueira não era uma cegueira comum. Ela era branca, assim como é descrita por Saramago.
Todos que tem um certo tipo de contato com os dois atingidos pegam a cegueira também sendo a unica imune a mulher do médico que atende o primeiro rapaz e fica sendo o terceiro a pegar a cegueira.
Com todos cegos, o governo se ve obrigado a tomar uma decisão ja que a humanidade tava sendo extinta pela cegueira. Poucos eram os que enchergavam.
Os cegos foram levados para um certo tipo de isolamento e a mulher do médico se passa como cega para ajudar seu marido e presenciar tudo que acontecia la dentro.
Ela como a unica que enchergava ficou sendo a diferente e a cegueira passou a ser uma regra.
Depois de tudo o que acontece, todos voltam a enchergar e a mulher se ve cega para uma sociedade que não ve nada o que acontece ao redor, ficando cegos para os problemas sociais e seus derivados.
José Saramago passa emoção e detalhes retratando as injustiças de todo o mundo sem dizer nomes de cidades e pessoas.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.