sexta-feira, 16 de abril de 2010

Levantando do chão - José Saramago

O romance é narrado, por um personagem que acompanha todo o desenrolar da historia, Saramago, narra a dura vida da família Mau-tempo que vive do campo.
Domingos Mau-Tempo, o pai, é um sapateiro que possui o vicio da bebida e passa as noites nas ruas e sua mulher tem que sair e o procurar, o pior de tudo é que Domingos maltratava sua mulher e seus filhos e quando ele enjoava da cidade que estava ele pegava as suas coisas e da sua familia e saia em busca de outra cidade para morar.
No decorrer da historia Domingos acaba se matando e deixando sua mulher e seus filhos sem recursos, obrigando assim seu filho mais velho , na epoca com 7 anos , a ir trabalhar no campo.
Saramago consegue narrar perfeitamente todo um contexto dos Latifundios do país, mas a linguagem que ele usa é um pouco mais dificil e ele nao usa pontuação o que dificulta mais ainda a leitura.

Um comentário:

  1. Mas a pontuação do Saramago é a coisa mais chique que tem! É uma pontuação revolucionária, expressiva, que procura recriar a melodia da fala. Por isso ele usa tanta vírgula - para indicar só as pausas da respiração.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.