quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Conto da Ilha Desconhecida

Autor: José Saramago

Um homem vai bater a porta do palácio do rei, a porta das petiçoes, que o rei nunca atendia pessoalmente e so mandava seus empregados abri-la, pois ficava na porta dos obséquios, porém o homem nao desistiu e ficou deitado la na porta por tres dias, o rei indignado foi ver o que o homem queria. Ao chegar na porta o homem o pediu um barco e o rei pergunta o que voce vai fazer com esse barco, o homem fala que vai procurar uma ilha desconhecida, o rei com ironia fala que já não existem mais ilhas desconhecidas, mas o rapaz insiste e com ajuda do povo de fora conseguiu que o rei lhe desse o barco, mas sem tripulação. Enquanto ele foi no porto pegar o barco, la no palácio a mulher da limpeza que tinha visto o que acontecera, cansada de sua vida saiu pela porta das decisões e foi ao encontro do homem.

Se encontraram la no porto, e a mulher com toda sua experiencia ja arrumava o barco enquanto ele saiu pra buscar novos tripulantes. Voltando mais tarde sem ninguem para seguir a viagem, decidiram que so ele e ela ja bastava, depois disso cansados foram dormir um em cada canto do barco. Durante a noiste o homem começa a ter vários sonhos, o homem percebeu que ela era bonita e ela que ele so tinha olhos para a ilha. Quando acordaram um estava abraçado ao outro.

O livro e ótimo pois além de estar misturado com a realidade, nos faz pensar e refletir no nosso "eu próprio" que ele achou dentro da mulher da limpeza ao invez da ilha que procurava. Tomarmos decisoes e seguilas buscando sempre o seu "eu", mesmos com barreiras e pessoas na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.