terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Alienista - Machado de Assis

O Alienista é um livro gostoso de ler e muito interessante. A história é cheio de surpresas e mostra o limite entre a razão e a loucura.
Depois que Simão Bacamarte voltou da Europa, resolveu desenvolver uma teoria sobre o tratamento da loucura. Ele conseguiu verba da Camâra dos vereadores de Itaguaí para fundar um hospício que recebeu o nome de casa verde.
Neste hospício, ele interna pessoas doentes mentais que antes recebiam cuidados da própia família, mas depois começa a observas as pessoas e perceber comparmentos diferentes. Todos que apresentavam comportamento que ele considerava fora do normal logo eram internados. Para ele até as pessoas honestas eram loucas e aos poucos quase todos moradores da cidade estavam internados. Com o número elevado de internações ele muda o tratamento dos pacientes. Os pacientes e amigos do pacientes internados se revoltam e logo dá início a uma revolução para contestar Simão Bacamarte e acuado ele acaba cedendo, solta todo mundo e se interna na casa verde dizendo que vai reunir nele mesmo a teoria e a prática, isto é, ele passa a estudar seu própio comportamento.
O capítulo que fala sobre a internação de Simão Bacamarte foi o mais surpreendente.


                   José Carlos Baganha de Paula Jr. 
                   1º Ano "A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.