quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Alienista - Machado de Assis

O livro retrata a história de um homem que era considerado o melhor médico de Portugal, e Espanha. Esse homem chamava-se Simão bacamarte e aos trinta e quatro anos, chegou ao Brasil, na cidade de Itaguaí, onde estudou muito e começou a se aprofundar nos estudos da ciência.
Dr. Bacamarte de tanto estudar, começou a achar que todas as pessoas da cidade estavam loucas, pois cada pessoa tem uma mania diferente, então cuidar das pessoas, prendendo em sua casa. Dona, evarista, senhora muito mais nova que ele e com quem ele se casou, nao concordava com essa ideia, pois devido a itensidade dos estudos do marido, ele estava começando a ficar louco. Após o pedido de ajuda de D. Evarista ao padre Lopes que deu a ideia de saírem de Itaguaí, e passar alguns dias no Rio de Janeiro, mas para convercer Dr. Bacamarte era difícil. D. Evarista utiliza argumentos de desejos que queria ir para o Rio de Janeiro e comer tudo o que tinha de direito.
Não ligando para o fato, Bacamarte acaba indo para a Câmera, onde os políticos debatiam o fato de ter uma casa onde as pessoas ''loucas'' eram curadas. Logo o fim do debate, resolveram que a casa seria construída na Rua Nova, a mais bela de Itaguaí.
Depois de certo tempo, onde as pessoas já estavam internadas, começou a perceber que as essas pessoas não passavam de normais, e que na verdade ele que estava começando a ficar louco! Após um determinado tempo ele soltou todas as pessoas que estavam presas, e então ele mesmo se prende na casa e depois o alienista acaba morrendo em sua clínica.

Um comentário:

  1. Lamento, Túlio, mas o seu texto não é uma resenha, pois não apresenta opinião.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.