quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quincas Borba do Machado de Assis

Escrito por Machado de Assis, Quincas Borba é uma continuação de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Foi publicado entre 15/06/1886 a 15/09/1891.

O livro conta a história de Pedro Rubião de Alvarenga, um ex-professor primário, que herda a herança de Quincas Borba , logo após a sua morte. Mas, para herdar a fortuna de Borba, ele tinha a condição de cuidar do seu cachorro, este com o seu mesmo nome.

Rubião para tomar posse da herança, parte para o Rio de Janeiro, mas na viagem, conhece Cristiano de Almeida e Palha e sua esposa Sofia, ambos vigaristas. Ele então conta a sua história, diz que herdou uma grande fortuna e os dois já preparam um golpe para dar nele. Sofia o seduziu, e ele se apaixonou por ela, ele começou a fazer todas as suas vontades, e os dois aproveitam para roubar todo o seu dinheiro aos poucos.

Rubião com o tempo começou a enlouquecer, por achar que estava traindo o seu melhor amigo. E a tudo o que estava acontecendo, o cachorro Quincas Borba assistia de camarote. Rubião louco, acaba morrendo e o seu dinheiro fica todo para o casal de vigaristas.

Essa tragédia prova a teoria de Borba, de que a vida é um campo de batalha onde só os fracos sobrevivem e os ingênuos são massacrados, assim como aconteceu com Rubião.

Um comentário:

  1. O texto contém paráfrases de http://www.mundovestibular.com.br/articles/366/1/QUINCAS-BORBA--Machado-de-Assis-Resumo/Paacutegina1.html. A postagem do aluno precisa ser um texto verdadeiramente original, um resultado da sua leitura pessoa, da sua própria síntese e impressões.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.